Especialista em Ferrovias

José Manoel Ferreira Gonçalves é um dos maiores especialistas do Brasil no tema ferrovias, seja no transporte de cargas, seja no transporte de pessoas inter e intramunicipal. Uma das maiores contribuições sobre o tema se deu a partir de seu doutoramento, quando teve oportunidade de estudar os efeitos ambientais e compará-los no transporte sobre pneus com o transporte ferroviário. Como estudo de caso estudou o transporte de cana de açúcar e de contêineres em direção ao maior porto da América Latina, o Porto de Santos.

Livro Despoluindo Sobre Trilhos
Baseado neste estudo de doutoramento lançou o livro Despoluindo Sobre Trilhos (Sendas Edições, 2013) que teve imediato sucesso editorial e ora se encontra em sua quarta edição.

Um brasil sobre trilhosEscreveu ainda inúmeros artigos na imprensa a respeito do tema. A reunião dos melhores artigos foi publicada no livro Um Brasil Sobre Trilhos (Sendas Edições, 2014).

No momento José Manoel prepara o livro História das Ferrovias no Brasil no qual faz um apanhado de todas as iniciativas ferroviárias no país, desde a primeira, que ligava o Rio de Janeiro a Petrópolis até a nossa norte-sul e os projetos de trem-bala etc.

Concedeu ainda inúmeras entrevistas sobre o assunto, tanto no rádio quanto na televisão, inclusive em rede nacional. Algumas entrevistas estão disponíveis neste link [entrevistas].

Também produziu vídeos de conscientização e de discussão sobre o estado das ferrovias no Brasil. Alguns vídeos estão publicados no site SOSplaneta.com.br e outros podem ser conferidos aqui [vídeos].